Sobre o instituto PROF

Sobre o Instituto

O Instituto PROF é uma organização social sem fins lucrativos que atende crianças e jovens de 6 a 17 anos da comunidade de Porto Seguro, Paraisópolis e Jardim Colombo. Oferece um olhar atento e aberto para o outro, capaz de vislumbrar em cada pessoa as possibilidades mais profundas de transformação de si mesma. Assim, sua atuação se dá em dois eixos: o auxílio na complementação da educação formal e o desenvolvimento de uma autonomia pessoal.

Viabiliza ações educativas não formais no contra turno escolar, cujos pilares são: escrita e leitura, raciocínio lógico, arte, cultura, esporte e comunicação digital. Para os jovens do Ensino Médio há o programa de qualificação profissional que o auxilia a entra no mercado de trabalho. Paralelamente, o PROF acompanha as crianças e jovens com atendimentos psicológicos e psicopedagógicos.

Para tais atividades, o PROF conta com uma equipe formada pelo coordenador sócio-educativo, pelo supervisor pedagógico, por educadores e por especialistas em esportes e informática.

A equipe profissional passa por uma capacitação periódica por meio de supervisão individual, paradas pedagógicas e apoio à educação continuada. Além do mais, o PROF se compromete a escutar e observar a comunidade, para que as ações possam ser realizadas de acordo com as necessidades locais, sempre alinhadas com a missão da entidade.

Assim, o PROF busca não só complementar a educação formal de seus jovens, mas também proporcionar a eles o desenvolvimento de habilidades fundamentais para a construção de uma autonomia pessoal, possibilitando-lhes o exercício de cidadania.