Escolha um projeto para doar

O Instituto

O INSTITUTO

O Instituto PROF é uma organização social sem fins lucrativos que atende crianças e jovens de 6 a 17 anos da comunidade de Porto Seguro, Paraisópolis e Jardim Colombo. Oferece um olhar atento e aberto para o outro, capaz de vislumbrar em cada pessoa as possibilidades mais profundas de transformação de si mesma. Assim, sua atuação se dá em dois eixos: o auxílio na complementação da educação formal e o desenvolvimento de uma autonomia pessoal.

Viabiliza ações educativas não formais no contra turno escolar, cujos pilares são: escrita e leitura, raciocínio lógico, arte, cultura, esporte e comunicação digital. Para os jovens do Ensino Médio há o programa de qualificação profissional que o auxilia a entra no mercado de trabalho. Paralelamente, o PROF acompanha as crianças e jovens com atendimentos psicológicos e psicopedagógicos.

Para tais atividades, o PROF conta com uma equipe formada pelo coordenador sócio-educativo, pelo supervisor pedagógico, por educadores e por especialistas em esportes e informática.

A equipe profissional passa por uma capacitação periódica por meio de supervisão individual, paradas pedagógicas e apoio à educação continuada. Além do mais, o PROF se compromete a escutar e observar a comunidade, para que as ações possam ser realizadas de acordo com as necessidades locais, sempre alinhadas com a missão da entidade.

Assim, o PROF busca não só complementar a educação formal de seus jovens, mas também proporcionar a eles o desenvolvimento de habilidades fundamentais para a construção de uma autonomia pessoal, possibilitando-lhes o exercício de cidadania.

HISTÓRIA

Em 1993, psicanalistas do departamento social da FISESP - Federações Israelitas do Estado de São Paulo -, sensibilizadas pelo cenário do alto índice de vulnerabilidade social, violência e carência de atendimento social em Paraisópolis, zona sul da cidade de São Paulo, criaram um programa de orientação psicossocial para as mães do bairro. Daí surge o POF - Posto de Orientação Familiar.

Na aproximação com a comunidade, a equipe percebeu que a maior necessidade era proporcionar o atendimento as crianças que ficavam na rua após o horário escolar. Assim, o grupo decidiu iniciar atividades de recreação para essas crianças.

Em 2006 houve a mudança do nome da entidade para Instituto PROF, associação civil de direito privado, sem fins lucrativos e de natureza filantrópica.

 

MISSÃO

Contribuir para o desenvolvimento de habilidades e competências de crianças e adolescentes da Comunidade Paraisópolis e adjacentes, por meio de programas sócio-educativos que promovam o protagonismo.

VISÃO

Ser reconhecido entre as organizações afins por seu padrão de qualidade na formação de crianças, adolescentes e jovens em cidadãos atuantes, conscientes e críticos, através de um trabalho responsável, ético e transparente.

VALORES

  • Compromisso com o desenvolvimento e a promoção da criança, do adolescente, do jovem e suas famílias para a sua inclusão na sociedade.
  • Transparência e ética nas ações.
  • Respeito ao ser humano e suas diferenças.

 

DIRETORIA

Diretora Presidente: Chulamit Terepins

Vice-Presidente Administrativo: Lucia Josuá,

Vice-Presidente Financeiro: Roberto Fix Ventura

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Lilian Carvalho Rochlitz Quintão

MEMBROS:

Roberto Bielawski

Luis Terepins

Sonia Soicher Terepins

Suzana Sendacz

Tatiana Bitelman

Sonia Sondermann

CONSELHO FISCAL

MEMBROS:

Ruy Korbivcher

Lídia Goldenstein

Salvador Francisco Antônio Santoro Conti